terça-feira, 16 de março de 2010

O Mundo Alucinante






O jornalista e psicólogo Guillermo Fariñas, 48 anos, está sem comer nem beber há 18 dias, esta é a sua 23ª greve de fome, e um protesto contra a morte de Orlando Zapata, que sucumbiu ao 85ª dia de greve de fome, a lutar pela libertação de 26 presos políticos cubanos. Por causa de uma das suas anteriores greves de fome - contra a censura na Net na ilha de Fidel de Castro, Guillermo recebeu um prémio em 2006 da organização Repórteres Sem Fronteiras.
Em Cuba, mais precisamente em Holguín, no seio de uma família de camponeses, em 1943 nasceu Reinaldo Arenas. Desiludido com a revolução, à qual havia aderido de imediato e com a qual colaborou, acabou por se tornar sua vítima, passando dois anos preso. Quando, em 1980, pôde finalmente sair de Cuba, acabou por se instalar em Nova Iorque onde, padecendo de sida, se suicidou em 1990.
É autor de uma vasta obra que inclui a sua autobiografia, publicada postumamente, Antes Que Anoiteça (1992), adaptada ao cinema em 2000, num filme realizado por Julian Schanabel com Jarvier Bardem como protagonista.
Dos muitos romances e da qual se destaca este , O Mundo Alucinante, agora reeditado pela D.Quixote, este livro que o autor classifica simplesmente com “romance de aventuras”, contém em si mil romances diferentes, sendo ao mesmo tempo muito mais do que um romance.
Frei Servando Teresa de Mier, célebre personagem histórica convertida para a ficção, viveu entre os séculos XVIII e XIX. Tal como o romancista, devido às suas ideias pouco ortodoxas, este frade, sofreu perseguições, e deu muitas vezes por si na prisão.
Neste mundo alucinante , em Havana as greves de fome e os presos políticos preexistem, morre-se na luta pela liberdade, como se o tempo tivesse parado na ilha, dando uma dimensão fabulosa e quase mítica à obra deste grande escritor cubano chamado Reinaldo Arenas.

Sem comentários: