quinta-feira, 23 de julho de 2009

Irresistível

O Museum of Modern Art de Nova Iorque(MoMa), vai acolher a partir do dia 22 de Novembro, uma grande exposição de desenhos, pinturas, storybords, maquetes, bonecos e outras criações do realizador americano Tim Burton. Os visitantes poderão ver ainda uma retrospectiva integral dos seus filmes amadores, trabalhos artísticos dos seus tempos de estudante e projecção de fitas que o influenciaram. Todo o universo surreal e exuberante de Burton, está visível nas imagens do seu último trabalho, com estreia para Abril de 2010, Alice in Wonderland.
Ficamos assim fascisnados a ver estas imagens, e esperando pacientemente, pelo acontecimento cinematográfico de 2010.
Totalmente familiar como parte integral da nossa cultura, a viagem de Lewis Carroll na toca do coelho branco é um conto para crianças, contendo alguma sátira bizarra, jogos de palavras e comédia, capaz de satisfazer qualquer leitor adulto. Alice tenta confrontar loucura com lógica, numa história que gentilmente desmascara o insensível puritanismo das práticas educativas das crianças da burguesia vitoriana.
Alice no País das Maravilhas de Carroll, é no entanto uma das raras obras, que consegue transpor a linguagem do sonho para a literatura.


2 comentários:

Maria das Mercês disse...

Tu sabes que eu sou fã de Alice. Livros (prefiro o 1º) que leio e releio numa linda edição ilustrada que me foi oferecida pela minha orientadora e grande mulher do marketing, Edite Duque.

Helena disse...

Sei, já me tinhas dito, e estas personagens do Tim são um espanto.
Já de regresso:))