quarta-feira, 29 de julho de 2009

Viajar com Livros - Adriano


As viagens regulares constituíam uma forma tão enraizada de viver, que Marguerite Yourcenar (1903-1987) as desejava como se fossem um vício. Por isso viajou de forma tão compulsiva durante os anos 80, a sua última década de vida. Não viajar era o mesmo que morrer. Trouxe para a sua escrita esta ânsia entre os heróis da história. Adriano viajou por todo o seu império romano, de Roma às Estepes do Cáucaso. Yourcenar capta de forma notável no seu fabuloso livro Memórias de Adriano, as viagens longínquas do homem que se sentia compelido a vaguear mundo fora. A reconstrução da vida de Adriano (76-138), é um romance histórico, intelectualmente exigente. O maior dos últimos imperadores romanos, reinou durante vinte anos. Governou com pulso forte e implementou a maior campanha de construções, grandes pálacios, incluindo a Villa Adriana e o Panteão um dos edifícios mais visitados em Roma. Incentivou as artes e os seus amores ficaram patentes em milhares de estátuas, no fundo foi um romano com espírito grego.
"Apercebi-me rapidamente de que escrevia a vida de um grande homem. Daí, maior respeito pela verdade, mais atenção e, quanto a mim, maior silêncio."

1 comentário:

Maria das Mercês disse...

Um livro assombroso, que me marcou desde a primeira vez que o li, já vão mais anos do que gostaria de contar. Um livro a revisitar, sempre!