quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Açorianos no Divã de Joana Amaral Dias

"Mas a marquesa Jacóme Correia passou por períodos bem mais sombrios, nomeadamente o internamento à força numa clínica na Suíça, onde foi alvo de choques eléctricos, vários casamentos tempestuosos e falhados e, sobretudo,uma dor mental que a acompanhou desde a infância."
Joana Amaral Dias


A psicóloga clínica Joana Amaral Dias traça o retrato psicológico de portugueses célebres tidos como loucos, no livro Maníacos de Qualidade. Baseada numa investigação histórica cuidada e na leitura de escritos e registos biográficos e autobiográficos- cartas, diários, etc.-, a autora revela-nos a dor psíquica destas figuras, bem como o seu respectivo diagnóstico clinico.
Porém J A.D. vai mais longe e, nesta viagem aos universos mentais destas personagens, questiona os rótulos com que estas foram marcadas e os tratamentos a que foram sujeitas- da fogueira a sanguessugas, dos banhos gelados aos choques eléctricos, das tareias ao apedrejamento.
Dos portugueses célebres na consulta com a psicóloga estão - Antero Quental ( Vivo Na Morte) e Margarida Vitória (A Marquesa No Divã) , não deixa de ser curioso que entre as oito figuras no divã da doutora Joana dois são açorianos, bela média a nossa.
Valho-nos que para além de maníacos eram génios.

5 comentários:

Fiat Lux disse...

A não perder, certamente :)

Pedro Arruda disse...

Meu Caro Zé Carlos

Do Antero não discuto o adjectivo, mas e mesmo sabendo que a "Marquesa" tem, ainda hoje, um extenso clube de "fãs" creio que "génio" é manifestamente um exagero no que toca à senhora....

:)

abraço amigo

Pedro

Sam disse...

Olá José Carlos.

Esta obra já se encontra disponível na Livraria?

Abraço.

José Carlos disse...

Pedro

Seria uma boa discussão a ter com o Vitorino Nemésio .:)

Um abraço

José Carlos disse...

Sam

Já está disponivel sim,e o João César Monteiro também foi ao divã:))
Já sabes descontos para os amigos.

Abraço amigo