sábado, 20 de junho de 2009

Viajar com Livros - Corto Maltese


Esse marinheiro vagabundo, a que Hugo Pratt chamou Corto Maltese, é o viajante que não se limita a vasculhar a Itália fascista e a Rússia comunista. Lojas maçónicas e manuscritos franciscanos, a Veneza de D’Anunzio e a Suíça de Tâmara de Lempicka, o Stonehenge e as sinagogas, trincheiras da grande guerra e independentistas irlandeses. No calor da Arábia ou no gelo da Sibéria, o filho do oficial da Cornualha e da cigana da Andaluzia, cruza-se com personagens históricas reais como o escritor Jack London, o fora da lei Butch Cassidy, o piloto alemão Barão Vermelho entre muitos outros. Tem como parceiro de viagens, o execrável, sem escrúpulos, Rasputine. A cada nova aventura, conhece uma nova mulher, quase sempre misteriosa e fatal.
Corto Maltese solteiro, tem 1,87m de altura, olhos negros e exibe um brinco na orelha esquerda, parece que desapareceu durante a guerra de Espanha. Hugo Pratt, não tinha muitas dúvidas a esse respeito:
“ Corto Maltese desaparecerá porque, num mundo onde tudo é electrónico, onde tudo é calculado e industrializado, não há lugar para uma criatura como ele”.

1 comentário:

Vitor Marques disse...

Respeito muito Hugo Pratt mas tudo farei para o contrariar. Corto nunca desaparecerá.
Pelo menos um exemplar de Balada do Mar Salgado faz parte do "dote" de cada uma das minhas filhas.