quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Leia o Livro Veja o Filme


Esta incrível e perturbadora viagem ao mundo de negócios e do crime da Camorra começa e termina sob o signo das mercadorias, do seu ciclo de vida.
Mercadorias “frescas” chegam ao porto de Nápoles todos os dias para serem de imediato ocultadas e armazenadas em prédios antigos, previamente esvaziados de tudo. Mais tarde, chegam as mercadorias “mortas”, de toda a Itália e de meia Europa, sob forma de escórias químicas, resíduos tóxicos ou mesmo esqueletos humanos, que são abusivamente despejados nos campos da Campania, os mesmos onde os boss da Camorra edificam as suas mansões faustosas e absurdas – datchas russas, vivendas hollywoodescas, verdadeiras catedrais de cimento e mármores preciosos – que certificam o grau do poder alcançado.
Neste livro cativante e escrupulosamente documentado, Roberto Saviano um jovem jornalista nascido e criado na terra da mais feroz máfia, reconstruiu, numa primeira pessoa, as temerárias lógicas económico-financeiras e expansionistas dos clãs das regiões de Nápoles e Caserta.
O resultado estrondoso e brutal deste livro, fez com que Roberto Saviano viva sob protecção especial encontrando-se marcado e ameaçado de morte pela Camorra.
O Ciclo de Cinema a decorer esta semana no Cine Sol Mar, dá-nos a possibilidade de visualizar um dos melhores filmes de 2008, Gomorra do realizador Matteo Garrone.

2 comentários:

Anónimo disse...

O livro é bem melhor do que o filme!

Anónimo disse...

O livro é bom para quem gosta deste tipo de assuntos, o filme é mau.