segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Speechwriter

Shepard Fairey

O mundo está suspenso á espera do discurso inaugural do 44º Presidente dos Estados Unidos da América. O discurso mais antecipado da sua vida, terá de ser marcante, memorável, transmitir a ideia de mudança e com um plano que estimule a América e o mundo.
Barack Obama, orador magnífico é também um talentoso escritor, com um estilo de escrita refletiva, equilibrada, com frases curtas mas elegantes. A excelente autobiografia “Dreams From My Father” é um exemplo disso mesmo. È ele que edita e reescreve os discursos escritos pelo seu talentoso fazedor de textos, Jon Favreau. O jovem de 27 anos faz parte do stafe de Obama há quatro anos, é o mais novo chefe dos speechwriters (redactores de discursos) de sempre. Foi-lhe pedido que não ultrapasse os 15 a 20 minutos, estudou ao pormenor discursos anteriores e investigou períodos da história dos Estados Unidos em que se enfrentaram crises. Favreau no seu estilo informal, talento raro reconhecido por Obama, está em total sintonia com o novo presidente.
A sua escrita com ricas metáforas será prenunciada perante milhões de pessoas no espaço Lincoln Memorial fazendo eco no mundo.

Sem comentários: