terça-feira, 11 de maio de 2010

Snobs

Ilustração de William M. Thackeray
.
“Estou farto de Circulares da Corte. Abomino a inteligência haut-ton. Acredito que palavras e expressões como estar na moda, exclusivo, aristocrático e outras semelhantes são epítetos perversos e anticristãos que deveriam ser banidos de qualquer dicionário de confiança. Um sistema de tribunais que relega homens de génio para lugares secundários é, na minha opinião, um sistema snob. Uma sociedade que se pretende elegante e ignora as artes e as letras é, na minha opinião, uma sociedade snob. Vós, que desprezais o vosso vizinho, sois um snob; vós, que vos esqueceis dos vossos amigos só para irdes atrás dos que ocupam um lugar mais alto na sociedade, sois um snob; vós, que tendes vergonha da vossa pobreza e corais da profissão que exerceis, sois um snob, tal como o sois também vós, que vos gabais do vosso pedigree ou tanto orgulho tendes na vossa riqueza.
Rir de pessoas como estas é tarefa de Mr. Punch. Que possa fazê-lo de forma honesta, sem batota, e dizer a verdade enquanto esboça um sorriso rasgado- sem nunca esquecer que o Riso é uma boa coisa, a Verdade é ainda melhor e o Amor a mais importante de todas.”
.
Livro Dos Snobs de W. M. Thackeray, Ed. Guerra e Paz
.
Através de um conjunto de textos originalmente publicados na revista Punch em 1846 e 1847, Thackeray faz um retrato pormenorizado de cada tipo de snob, traçando-lhes o jeito e o estilo, não poupando nada nem ninguém à sua pena satírica. O humor e o tom familiar quebram a barreira da convenção literária, cativam o leitor e revelam uma sociedade para a qual o snobismo é a paixão maior. A presente edição inclui ainda ilustrações feitas pelo próprio Thackeray para a coluna que assinava como Mr. Snob. William M. Thackeray nasceu em 1811, em Calcutá, e estudou em Cambridge. Fez carreira no jornalismo, antes de se tornar o reconhecido autor de As Aventuras de Barry Lyndon, transposto para o cinema por Stanley Kubrick, e de A Feira das Vaidades, também adaptado ao pequeno e ao grande ecrã. Conhecido pela sua refinada veia humorística, Thackeray morreria na véspera de Natal de 1863, deixando um legado que ainda está, em grande parte, por descobrir.

2 comentários:

Paula disse...

Gosto do novo look do blogue :)
Abraço

Helena disse...

Obrigada, o teu também :)