quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Ecrã Global



Os filmes são o diálogo do mundo de hoje.
Elia Kazan.

“Nascido na idade moderna, com uma técnica moderna e uma finalidade moderna (registar o movimento pela imagem e dá -lo a ver a um público), o cinema é uma arte congenitamente moderna.
A este respeito, a sua «situação» é excepcional na história das artes. Por um lado, é, com a fotografia, a única arte nova surgida em 25 séculos. Por outro, ao contrário das outras artes, ancoradas desde sempre num passado milenar, o cinema surge de uma invenção técnica sem antecedentes, desenvolvendo -se em poucos anos. Béla Balasz sublinha - o: «O cinema é a única arte de que se conhece o dia do seu nascimento. É um acontecimento único na história das civilizações». Eis, de repente, uma arte moderna, virgem tanto no plano estético como técnico: uma arte cujo nascimento é sui generis, criada absolutamente a partir de quase nada e a uma velocidade fulgurante.”

O Ecrâ Global, Gilles Lipovetsky, Jean Serroy, Ed. 70

A época contemporânea é a da proliferação dos ecrãs, mas a omnipresença destes não significa, para os autores, um empobrecimento do pensamento ou da estética, antes obriga a conceber um modelo inédito de inteligibilidade do cinema, dos outros ecrãs e, mais profundamente, da cultura.

Sem comentários: