sexta-feira, 9 de abril de 2010

Albert I Amigo dos Açores

Albert I, Príncipe do Mónaco observa a desmancha de um cachalote ao largo do Pico (1897)


O Príncipe de Mónaco, Albert I, ilustre cientista dedicado à investigação oceanográfica, visitou os Açores por diversas vezes, sendo mesmo considerado um príncipe amigo e admirador destas ilhas. Com o objectivo de encontrar motivos de interesse para os seus estudos, não limita as suas observações à área cientifica. Publica em 1901, em Paris, o livro com título La Carrière dun Navigateur, com as suas impressões de viagem, em que dá grande destaque aos Açores, demonstrando uma grande admiração e fascínio pelo povo açoriano.

“Fiz então aos baleeiros uma surpresa agradável, em troca das emoções que lhes devia: ofereci-lhes a oportunidade de sermos nós a rebocar o cachalote até ao local para onde o queriam conduzir. Logo, com efeito, a alegria se mostrou em todos os rostos,, e vibrou com as mais calorosas manifestações, porque uma brisa contrária começava a soprar, ameaçando trazer motivos para novo cansaço, a juntar à fadiga já grande de tão valentes marinheiros.
Para um príncipe a quem o seu dever obriga a conhecer bem as vilezas do mundo, é uma satisfação colher da alma de homens simples e bons, as flores de uma alegria sincera, de uma gratidão que sobe, espontaneamente do coração aos lábios, e desabrocha no brilho dos seus olhos.”

Albert I, Prince de Monaco, La Carrière dun Navigateur. Paris, Ed. Hachette.

Sem comentários: