segunda-feira, 27 de julho de 2015

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS - 150 anos da publicação


 
Comemora-se este ano 150 anos da publicação de “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll. A obra foi escrita com o intuito de entreter uma menina chamada Alice Liddell.
           “Alice no País das Maravilhas” publicado pela primeira vez em 1865 na Inglaterra é considerado um livro intemporal no mundo inteiro, ambíguo na sua classificação pois está entre o que é literatura para crianças e para adultos.
Ao longo dos anos esta obra foi alvo de várias adaptações, traduções, versões e ilustrações, e em Portugal não foi diferente, pois foram disponibilizadas várias edições. É relevante mencionar que a obra foi adaptada para cinema para musicais e para peças de teatro.
A importância deste livro é de tal modo que existem indivíduos que reconhecem as personagens sem o nunca ter lido.
       Em Portugal, a Editorial Presença associou-se às atividades em torno dos 150 anos de publicação, reeditando numa bela edição ilustrada com o aliciante preço de 9,90€ .
 
 
Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido como Lewis Carroll, nasceu em Inglaterra, em 1832, foi matemático, lógico, fotógrafo e romancista, sendo reconhecido como tal após o seu sucesso com “Alice no País das Maravilhas” e faleceu em 1898.

Sem comentários: