segunda-feira, 27 de julho de 2015

125 ANOS DE AGATHA CHRISTIE - O REGRESSO DE HERCULE POIROT




Comemorando o 125º aniversário do nascimento de Agatha Christie, escritora britânica, considerada a “rainha dos policiais”, a editora ASA celebrando a efemérite, acaba de editar um romance inédito, “Hercule Poirot e o Crime de Greenshore”. Este possui introduções e ilustrações de Tom Adams, cujas pinturas figuraram nas capas dos romances de Agatha Christie ao longo das décadas de 1960 e 1970. Mathew Prichard, neto de Christie, assina o prefácio. John Curran, perito na obra da autora, escreve no posfácio sobre a criação desta aventura.

                A convite da sua velha amiga Ariadne Oliver, Hercule Poirot vai a uma festa de verão numa aldeia encantadora do Devon. Um cenário idílico onde contavam descansar e divertir-se. Ariadne inventara até um jogo de Caça ao Assassino para animar os convivas, mas não antecipara sentir-se tão… atormentada. A sua intuição diz-lhe que algo está terrivelmente errado. E, como o magnífico detetive belga bem sabe, a intuição feminina é algo que nunca se deve menosprezar… Em 1954, Agatha Christie escreveu Hercule Poirot e o Crime de Greenshore sob o formato de conto. O objetivo era angariar fundos para a igreja da sua paróquia. Contudo, a Rainha do Crime mudou de ideias e transformou-o num romance, doando, em seu lugar, um conto de Miss Marple. Hercule Poirot e o Crime de Greenshore acabaria por não ser publicado na sua forma original, servindo apenas de base para o enredo do romance Jogo Macabro. Permaneceu “adormecido” durante sessenta anos, até agora.

Agatha Christie nasceu em Torquay, Reino Unido, em 1890, e é considerada a romancista com mais livros vendidos em todo o mundo. As diversas traduções da sua obra já ultrapassaram as de Shakespeare. O seu sucesso incessante, reforçado pelas adaptações televisivas e cinematográficas das suas obras, é prova da intemporalidade das suas personagens, bem como do engenho inigualável dos seus enredos.

                                                                                                    

Agatha Christie, Hercule Poirot e o Crime de Greenshore, Edições ASA, 2015.

Sem comentários: