sábado, 26 de janeiro de 2008

5 Estrelas

Ivo Andric foi Prémio Nobel de Literatura em1961.
Romancista, escritor Servo-Croata uma das suas mais importantes obras entre outras é A Ponte Sobre O Drina, que tenho em destaque já à algum tempo neste blog.
Livro aclamado pela crítica, como obra incontornável, de escrita elegante e simples, vai brevemente ser adaptado ao cinema por Emir Kusturica.
Meus amigos leiam o livro e quando for possível vejam o filme.
No início o leitor encontra-se em pleno século XVI, em Visegrad, cidade na fronteira entre a Sérvia e a Bósnia. Mehmed-Paxá, Grão-vizir, sonha ainda com o dia em que, criança, foi separado da sua família cristã, obrigado a atravessar para a outra margem do rio. É essa criança que agora, décadas depois, convertido à fé do Islão, dá a ordem de construção de uma ponte sobre o rio Drina. Esta é a história épica dessa ponte, e também a dos seus habitantes. A sua edificação exigiu anos de trabalho árduo, lágrimas e sangue, sacrifícios e vítimas. Ao longo dos séculos a ponte foi local de passagem, de encontros, de conversas, de conspirações; sofreu inundações, foi encerrada para impedir o alastrar da peste, assistiu a suicídios; sobre ela transitaram exércitos em fuga e desfilaram outros vitoriosos; nela foram executados espiões, viu o desmoronar de Impérios, e o nascer de novas nações...
Romance histórico, grande épico europeu, «A Ponte sobre o Drina» uma edição Cavalo de Ferro

Sem comentários: