sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O Gasolineiro da Povoação Devorador de Clássicos

Fotografia de Mário Nelson


A fabulosa história de Ângelo Bento Melo, gasolineiro da Vila da Povoação em S.Miguel, devorador de clássicos, é nos contada num texto de Onésimo Teotónio Almeida na revista Ler deste mês.
Victor Hugo, Jorge Luis Borges, Ferreira de Castro, Eça, Guimarães Rosa, Selma Lagerlöf, Saramago, Garcia Marquez, Faulkner, numa lista infindável este homem de 56 anos, depois de um dia de trabalho na bomba de gasolina, dedica todo o seu tempo livre à leitura, «Aqui à dias estive a ler poesia de Antero, fui para a cama os galos já cantavam. Devo dizer que a literatura é um tema inesgotável, todos os dias se publicam livros, há tantos bons livros no mercado, que seria muito bom que as pessoas dessem mais importância à leitura do que dão a outras coisas banais que em nada contribuem para o seu bem-estar social, até pelo contrário, só ajuda a agitar a ordem social.».
Na última vez que Onésimo se cruzou com Ângelo Bento Melo, na livraria Solmar, em Ponta Delgada este comprara A Montanha Mágica e A Pianista.
Para saber toda a história deste açoriano devorador de livros leia a Ler.

Sem comentários: