sexta-feira, 12 de junho de 2009

Dose Dupla


Escrever e ler são as grandes ocupações de Siri Hustvedt, é difícil publicar um livro e ter sucesso. Mas é ainda mais difícil fazer tudo isto quando a sombra de um dos maiores escritores do nosso tempo, entra todos os dias pela porta da casa e partilha a sua cama. Que o diga Siri a mulher de Paul Auster, que passou por Lisboa para falar sobre o seu novo livro Elegia para um Americano. Sobre essa paixão e os benefícios de ser casada há 28 anos com o escritor e companheiro literário, a escritora diz "Antes só lhe mostrava o rascunho completo dos livros porque ficava nervosa. Agora estou mais relaxada e já lhe passo páginas, para que diga se acha que estou a ir bem ou se há problemas. E faço o mesmo por ele". Siri e Paul, conheceram-se durante uma sessão de leitura. “Apaixonei-me por ele em 30 segundos”, recorda. Este é um exemplo da recusa de estar na sombra do amante, mas sim partilhar dependências e benefícios. Outros casais artísticos não tiveram a mesma sorte, Sylvia Plath e Ted Hughes, é conhecida a trágica história da poetisa, que se suicidou em 1963, a conturbada relação de Frida Kalo com Diogo Rivera, e o dramático amor de Camile Claudel por Rodim. Exemplos de felicidade, também existirem, como Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, ou Jorge Amado e Zélia Gattai. Será que a paixão e o amor conseguem conviver com uma carreira artística em comum?

6 comentários:

Julieta Capuleto disse...

O amor sim, a paixão não...

Filipe Machado disse...

Desconheço qualquer obra de Siri, mas se tiver a qualidade das do marido, então estamos perante o casal ideal da literatura moderna!

Helena disse...

Julieta Capuleto parece o nome de um personagem de um livro, será?

Helena disse...

Filipe
A Siri tem quatro romances publicados em Portugal,mas podes decobrir esta escritora com o seu novo livro, Elegia para um Americano, da Asa.

Raquel Roque disse...

Já li um romance desta escritora e adorei, recomendo.

Helena disse...

Julieta sem Romeu não vive.