sábado, 21 de agosto de 2010

Renascer de Susan Sontag

Susan Sontag by Annie Leibovitz


"Conheço agora alguma da minha capacidade…Sei o que quero fazer com a minha vida, tudo isto sendo tão simples, mas tão difícil para mim sabê-lo no passado. Quero dormir com muitas pessoas – quero viver e odeio morrer – não vou ensinar, nem tirar um mestrado depois de fazer a licenciatura… Não tenciono deixar que o meu intelecto tome conta de mim, e a última coisa que quero fazer é admirar o conhecimento! Não quero saber da agregação de factos a ninguém, excepto quando for um reflexo (da) sensibilidade básica que necessito… Tenciono fazer tudo… para ter forma de avaliar experiências – provoca-me prazer ou dor, e serei muito cuidadosa para evitar o doloroso – Anteciparei o prazer por toda a parte e irei encontrá-la, também, porque está por toda a parte! Vou envolver-me inteiramente… tudo importa!"


Renascer é o primeiro dos três volumes de diários e apontamentos de Susan Sontag , editado pela Quetzal. Um auto-retrato de uma das maiores escritoras e pensadoras do nosso tempo, dotada de uma curiosidade voraz e de um intenso apetite pela vida. Ao longo das suas páginas compreendemos a complexidade da sua escrita de juventude, partilhamos encontros com escritores que tiveram um papel de destaque na sua formação – e somos arrebatados pelo seu brilho incontestável.

Sem comentários: