quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Os Dabney - Uma Família Americana nos Açores


Em 1806, A Família Dabney Desembarcou Nos Açores, mais especificamente na ilha do Faial, onde o patriarca desempenharia a função de cônsul.
A actividade diplomática andou a par dos negócios e do comércio, da filantropia também, e os Dabney integraram-se rapidamente na comunidade açoriana, abandonando o arquipélago apenas em 1892.
No período de um século, esta família protestante foi o eixo de um dinamismo cultural que envolveu o convívio e a correspondência com diversas personalidades da época. A testemunha-lo, o riquíssimo espólio de cartas, diários e outros documentos coligidos por Roxana Dabney.
A presente antologia editada agora pela Tinta da China, reúne textos que hoje se revestem do maior interesse e eloquência, constituindo a visão estrangeira e esclarecida a partir da qual Maria Filomena Mónica traça um retrato da sociedade insular no século XIX.

O lançamento da antologia Os Dabney: Uma Família Americana nos Açores realiza-se amanhã na Biblioteca Pública de Ponta Delgada, pelas 21.30

1 comentário:

Vitor Marques disse...

Ando à 15 dias a trabalhar para esses senhores. Não percam, amanhã, edição única do jornal "Correio dos Dabney" nas bancas a partir das 21h30.