terça-feira, 19 de janeiro de 2016

O Conto Literário de temática Açoriana


A antologia "O conto Literário de Temática Açoriana" de Mónica Serpa Cabral, agora editada pela Companhia das Ilhas, foi apresentada pelo Dr. Paulo Meneses no passado dia 16 de Janeiro na livraria LeYa na Solmar.

A presente coletânea de contos e respetivo estudo destinam-se principalmente a valorizar o património cultural açoriano, em particular o conto açoriano, contribuindo para conservar esse património e, ao mesmo tempo, divulgar a literatura dos Açores, promovendo o interesse pela leitura de obras açorianas. O Conto Literário de Temática Açoriana: Estudo e Antologia começa por apresentar um estudo introdutório, com a explicitação de conceitos teóricos de convocação indispensável, com um resumo das teorias do conto em geral e com uma breve descrição do percurso estético-literário do conto português. Integra ainda esta parte uma contextualização histórico-literária do conto açoriano, desde o século XIX até aos nossos dias, com referência aos principais contistas e aos momentos mais marcantes dessa evolução. Numa amostragem que teve de ser necessariamente confinada para que o volume não excedesse as convenientes proporções, são apresentados, na segunda parte do livro, em reprodução integral, contos escolhidos de trinta autores que figuram entre os mais representativos da literatura açoriana, entre o final do século XIX e primeiras décadas do século XXI. Os contos são precedidos de notas biobibliográficas sobre os autores representados, que incluem um olhar sobre o conto selecionado.

Mónica Serpa Cabral apresenta-nos uma seleção de contos de sua inteira responsabilidade, contudo, embora possa não ser unânime a sua escolha é de louvar o seu árduo trabalho.



Sem comentários: