segunda-feira, 6 de abril de 2009

Yes We Ate

Jamie Oliver preparou jantar para líderes do G20

Cordeiro de Gales e Salmão das ilhas Shetland foram apenas dois dos pratos que o chef inglês Jamie Oliver ofereceu aos líderes do G20, no jantar na residência oficial do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown.
Recorrendo a ingredientes procedentes dos mais diferentes cantos do Reino Unido, Oliver preparou um cardápio com o qual pretendeu mostrar aos chefes de Estado e de Governo presentes a riqueza e a variedade da gastronomia do país. Em declarações à imprensa, o chef disse "estar muito orgulhoso do seu país e das suas tradições culinárias e afirmou ter certeza de que os convidados aproveitarão o jantar." Conhecido pelos seus programas de televisão e livros de culinária traduzidos para diversos idiomas, Oliver eliminou a carne de porco de seis pratos, para não ofender os participantes muçulmanos. As delegações de Arábia Saudita, Turquia e Indonésia, pediram que nenhum prato contendo porco fosse servido, mas sim carne abatida segundo o rito islâmico (halal) aos seus chefes de Estado e de Governo. Esta é a terceira vez em que Jamie Oliver assumiu o comando da cozinha da residência oficial do primeiro-ministro do Reino Unido. Desta vez, o chef contou com o apoio de uma equipa de 40 pessoas. O Executivo de Gordon Brown escolheu o jovem cozinheiro de 33 anos, por causa do relativamente acessível preço dos seus pratos, evitando assim gastos que poderiam despertar críticas da opinião pública. As mulheres dos líderes degustaram o mesmo cardápio que os seus cônjuges, mas jantaram num salão diferente da residência oficial de Brown.
Perante os resultados da Cimeira, pode-se concluir que o chef pop star, satisfez os poderosos convidados.


4 comentários:

Lídia disse...

Comida também é cultura

Maria das Mercês disse...

E não é preciso gastar rios de dinheiro para comer bem!

Anónimo disse...

Pois, quanto é que custa esse salmão não sei das quantas, barato? Não com toda a certeza.
De resto Oliver é um must na cozinha.
Madona

Anónimo disse...

anónimo,


o Jamie vem com o salmão. Na ryan air. nunca percebi este fascinio generalizado com o jovem Jamie? o chefe Michele era muito melhor. e o chefe silva? bolas. além disso, quando fiz uma das favs do jamie...acabei de jantar e ainda estava esfomeadito. não se faz. :)