quarta-feira, 9 de março de 2011

20 Anos 20 Livros



“Julgou que o receava. E esse receio era de tal maneira sedutor que o decurso dos dias começou a regular-se pela sua espera. Conhecia-lhe os passos muito ao longe, com percepções agudas de animal. Sentia-se febril e tiritava, puxando um grande xaile contra o peito. Viciou-se depressa no mal estar. A voz, o cheiro, o caminhar de Jayme desordenavam-lhe o pulsar do sangue. Não lhe chamava amor, mas percebia que se virara inteiramente para ele, como há flores que se viram para o sol e mais não fazem que o acompanhar.”
Lillias Fraser
, Hélia Correia, Ed. Relógio D'Água, 2001.


Lillias Fraser, a história da menina de “olhar dourado” que adivinha a morte, é a personagem central deste belo romance de Hélia Correia publicado em 2001, pela editora Relógio D’Agua. Este livro dá início a esta rubrica de escolhas 20 Anos 20 Livros, que ao longo das últimas duas décadas tiveram para nós maior importância.

1 comentário:

Paula disse...

Li este livro já há algum tempo, é um livro magnífico no seu todo, pela história (o grande terramoto de Lisboa) e a maneira como Hélia Correia caracteriza os seus personagens. Confesso que no início não foi uma leitura fácil, devido às visões de Lilias, mas é isto que torna a leitura curiosa e viciante! A escrita de Hélia Correia está cheia de mensagens nas entrelinhas. Um livro, com o qual aprendi muito sobre uma parte da nossa História.
Comprei recentemente "Adoecer" da autora...vamos ver se leio este ano :)
Abraço