terça-feira, 23 de março de 2010

Vampiros


Como é do conhecimento geral, os livros, além de terem como factor de degradação as diferenças de humidade e temperatura, têm também um outro inimigo: os papirófagos( insectos que se alimentam de papel). No edifício, A Casa da Livraria, nome por que era conhecida a Biblioteca Joanina, em Coimbra, com três andares alberga cerca de 200.000 volumes, havendo no piso nobre cerca de 40.000 volumes. Todos os cuidados são poucos, e prendem-se com o facto de estarmos perante livros antigos, as próprias estantes são feitas de madeira de carvalho, que , para além de ser extraordinariamente densa, dificultando a penetração destes bichinhos, exala também um odor que os repele. Os livros contam ainda com mais um aliado neste combate diário pela conservação; com efeito, no interior deste templo de livros, habita uma colónia de morcegos, vampiros, que durante a noite, se vão entretendo a comer os insectos que por ali aparecem, mantendo, portanto, todos estes volumes livres do seu ataque.
Nós que pensávamos que os vampiros só atacavam os tops de vendas de livros, com as suas sagas suculentas, Twilligt de Stephenie Meyer, o agridoce travo de sangue, colocou os adolescentes a devorarem livros antes do nascer do sol.
Ficamos também a saber que os papirófagos, são insectos, que apesar de não terem cérebro devoram livros , e que os vampiros, definitivamente são amigos dos livreiros.

2 comentários:

Maria B disse...

Estás pronta a trabalhar na PESTKIL ;)

Helena disse...

:)) os vampiros trabalham para mim.