terça-feira, 23 de março de 2010

Espremedor de Laranjas


“ O desaparecimento do livro é uma obsessão de jornalistas, fazem-me a mesma pergunta há 15 anos.
O livro, para mim, é como uma colher, um machado, uma tesoura, a roda, esse tipo de objecto que, uma vez inventado, não muda jamais. Não se pode fazer uma colher que seja melhor que uma colher. Continua o mesmo e é difícil de ser substituído, o livro ainda é o meio mais fácil de transportar informação. Os electrónicos chegaram, mas percebemos que a sua vida útil não passa de dez anos.
O e-book, pode eliminar algum género de livros e de documentos: os quarenta volumes da enciclopédia para os quais era necessário arranjar um quarto a mais nos nossos apartamentos, isso acabou certamente, terão a gramática no seu computador portátil. Mas nada eliminará o amor ao livro.
Se passar duas horas no seu computador a ler um romance, os seus olhos tornar-se-ão bolas de ténis. Além disso, o computador depende da presença da electricidade e não pode ser lido numa banheira, nem mesmo deitado de lado na cama.
Das duas, uma: ou o livro permanecerá o suporte de leitura, ou existirá alguma coisa que se assemelhará àquilo que o livro nunca deixou de ser mesmo antes da invenção da impressa. As variações em torno do objecto livro não lhe modificaram a função, nem a sintaxe, há mais de quinhentos anos.
Philippe Starck tentou inovar no campo dos espremedores de laranjas, mas o seu modelo, para salvaguardar uma certa pureza estética, deixa passar as pevides.”
Umberto Eco, (in) Jornal Estado de São Paulo.

Umberto Eco numa entrevista ao jornal brasileiro “Estado de São Paulo”, a quando da publicação no brasil do livro, “Não Contem com o Fim do Livro”, com edição portuguesa da editora Difel, com o título “ A Obsessão do Fogo”, uma homenagem sorridente à galáxia Gutenberg. O livro em que o académico italiano Umberto Eco, aceita o convite do colega francês, Jean-Phillippe de Tonac, para discutir com ele e com o argumentista Jean-Claude Carrière, se vamos ou não acabar com os livros. Estas conversas encantarão todos os leitores e apaixonados do objecto livro. E não é impossível que alimentem também a nostalgia dos possuidores de e-books.

Sem comentários: