domingo, 19 de julho de 2009

Odisseia no Espaço

Um dos primeiros filmes da história do cinema é Viagem à Lua (1902), de Georges Mélies, 14 minutos alucinantes com o nosso satélite natural dotado de nariz, olhos e boca, a ficar cego de um olho devido à colisão do foguetão.Dos muitos filmes de ficção cientifica um dos mais célebres é 2001:Odisseia no Espaço, realizado pelo grande Stanley Kubrick, baseado no conto de Arthur C. Clarke, que serviu também como consultor. O seu avançado rigor tecnológico, as magníficas cenas passadas na base lunar, e a visualização das paisagens espaciais, são sequências das melhores alguma vez filmadas.
A série Espaço 1999, criada por Jerry Anderson, marcou a história da F.C. televisiva. A lua como cenário de episódios para uma sucessão de aventuras, destacava-se o design da base, e das inesqueciveis naves Eagle, que serviam os seus astronautas.
Viagens à lua no cinema e na televisão houve muitas, mas o que fez parar o mundo inteiro, á frente dos pequenos ecrãs a 20 de Julho de 1969, foram as imagens em directo, em que se via pela primeira vez um homem na lua.


4 comentários:

Maria Brandão disse...

isso não é nada comparado à minha tarde de hoje...

Anónimo disse...

Não me digas que entraste em órbita:))

Maria Brandão disse...

completamente ;)

Helena disse...

Logo vi que o ano de 1969 era importantissimo.Basta ser o ano em que eu nasci:))