domingo, 14 de dezembro de 2008

Segredos


Ao ouvirmos este nome, o nosso pensamento é de imediato ligado à maior Diva da ópera de todos os tempos. À sua monstruosa voz associamos emoções fortes, arrebatadoras de uma mulher que viveu cheia de glória, mas que sempre esteve envolta de mistério, solidão e tristeza, sendo por isso um fascínio para todos nós.
Cheio de curiosidades está este livro, agora editado pela Assírio & Alvim que ao longo das suas páginas, vamos descobrindo historias e paixões secretas de Callas, como por exemplo a arte da culinária . “ Cozinhar bem”, confidenciou certa vez Maria Callas, “é como criar. Quem gosta de cozinhar também gosta de inventar”.
Maria Anna Sophie Cecília Kalogeropoulos (verdadeiro nome de Callas), tinha um passatempo quase obsessivo: juntar receitas publicadas em revistas femininas e populares, transcritas pela sua própria mão. Agora o que não imaginam é que Callas nem sempre teve uma cintura de 59cm, a partir dos 30 anos foi obrigada a seguir uma dieta muitíssimo rígida, para que dos seus 108 quilos perdesse 40 num ano, sendo assim possível transformar-se numa Vestal de Spontini e pudesse vestir com charme as roupas que a sua couturiere lhe preparava, símbolos requintados de manequim.
Posso dizer que o livro valia por si só, pela recolha das lindíssimas fotografias de Maria Callas, cedidas pelo Teatro Nacional de São Carlos, mas como estamos em época natalícia deixo-vos com uma das receitas preferidas desta grande Diva.

O Meu Bolo
La torta mia
( receita anotada por Maria Callas)


2 chávenas de açúcar;
1 chávena de leite quente; 4 ovos;
2 chávenas de farinha; 2 colheres de café cheias
de fermento em pó ( ou levedura de cerveja);
1 pitada de sal

Bata as claras com metade do açúcar.
Noutro recipiente bata as gemas com o resto do açúcar até ganharem consistência. Acrescente o leite quente lentamente e, aos poucos, a farinha já peneirada juntamente com o fermento e o sal. Envolva bem todos os ingredientes.
Acrescente por fim as claras. A mistura deve ser colocada numa forma refractária com buraco no meio, e colocada no forno a uma temperatura moderada durante 50 a 60 minutos, até estar crescida e dourada. Tire imediatamente do forno e deixe dentro da forma num local protegido a correntes de ar.
Quando estiver fria, desenforme, passando a faca delicadamente entre a massa e a forma.

Sem comentários: