sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Vistas do Mar de Gilberto Bernardo




Norte Sul Azul

Há um olhar que liga o Norte ao Sul (ou vice-versa) e os reúne nesse território (quase) neutro em que um e outro afirmam as suas particularidades, no mesmo momento em que elas se diluem para afirmarem uma coisa outra, que já não é a simples soma de elementos e dados. Esse olhar é o de Gilberto Bernardo, que uma vez mais convoca um segundo olhar, o nosso, para o território da (sua) pintura. 
Este é o tempo do mar. Na sua dimensão natural, na sua dimensão humana também. Às vezes, o azul exasperado é o arrepio de um Inverno que traz consigo rumores e inquietações; outras vezes, ele abre-se aos dias luminosos, mesmo com a cinza açoriana ameaçando a limpidez da paisagem. 
Este é também o tempo dos homens. É possível senti-los na quietação dos barcos alinhados junto às casas como se fossem os frutos de um quintal de terra e mar. Invisíveis, talvez à sombra dos templos ou das casas, os homens vigiam o andamento dos dias ou, algures, entre as redes, medem a extensão das malhas e das pescarias frustradas. 
Do Norte para o Sul, entre cores e mares, viaja o olhar de Gilberto Bernardo. E, com o dele, também o nosso.

Urbano Bettencourt (Julho de 2018)

Sem comentários: