sábado, 3 de dezembro de 2011

Vida e Destino

Vassily Grossman

«Vassili Grossman, adoptando a estrutura global de Tolstói em Guerra e Paz, pinta em Vida e Destino um imenso fresco da Rússia soviética, com incidência nos anos da Segunda Guerra Mundial, na ofensiva alemã e na defesa e, depois, na contra-ofensiva soviética, que culminou na libertação de Stalinegrado e dos territórios ocupados pelos nazis.
Entregue ao editor em 1961, Vida e Destino passou de imediato para as mãos do KGB e teve o privilégio não só de ser proibido como o de desaparecer da face da Terra durante vinte anos. O seu manuscrito só apareceu na Suíça em 1980, graças a ilustres dissidentes soviéticos.
Na Rússia, apenas em 1988, depois da glasnost, viria a ser publicado. A nada disto assistiu já Vassili Grossman, uma vez que faleceu de cancro de rim três anos depois de ter entregue o seu manuscrito e de o ver apreendido pelas autoridades.»
A obra proibida, aparece em microfilme " Vida e Destino", feito a partir de duas cópias que escaparam ao KGB, foi transportado no fundo falso de uma caixa de biscoitos de gengibre e depois enviado para o Ocidente, pela rede de dissidentes que incluía o físico Andrei Sakharov.


Sem comentários: