quarta-feira, 28 de julho de 2010

Novo livro de Urbano Bettencourt





QUE PAISAGEM APAGARÁS
– novo livro de Urbano Bettencourt

Encontra-se já disponível no mercado o novo livro de Urbano Bettencourt, Que paisagem apagarás, numa edição da Publiçor.
Que paisagem apagarás reúne uma série de narrativas em parte dispersas por diferentes publicações, algumas delas em suporte electrónico, ao lado de outras ainda inéditas. Ao lado das narrativas mais longas, é possível histórias curtas, especialmente na segunda parte do livro, uma secção com características muito particulares, dada a contenção, quase mesmo a «rarefacção» textual.
Em entrevista concedida ao jornal «Terra Nostra» (2 de Julho de 2010), o autor afirma: «O “Urbano” que aí se pode encontrar é aquele que no interior do próprio livro, e já quase no final, é acusado de “rapinar títulos, versos e até períodos inteiros” dos livros alheios e não pode desmentir isso e acha que a ironia, tal como a caridade, deve começar por casa.»
Nesse mesmo sentido, aliás, se pronuncia Vamberto Freitas, citado na contracapa, que escreve: «Urbano cultiva, desde o início, na sua poesia uma aguda ironia e certo grau de ambiguidade na abordagem do mundo ilhéu açoriano ou mais vastamente português. A sua linguagem poética está decididamente vincada por uma insistente imagística e demais andamentos ora de denúncia da desolação societal, ora de dialogismo entre autores e textos das mais próximas e distantes geografias reais e imaginárias; é a poética de uma dialéctica entre a realidade estática e a fuga através da pura fantasia.”
Que paisagem apagarás tem uma primeira apresentação pública marcada para o dia 30 de Julho, na Biblioteca Municipal de S. Roque do Pico, e no âmbito das festividades do “Cais Agosto”. A apresentação do livro estará a cargo de Carlos Alberto Machado. Mais informo de que a apresentação em Ponta Delgada será na Livraria Solmar no próximo Outono com data a divulgar.

Título: Que paisagem apagarás
Autor: Urbano Bettencourt
Editor: Publiçor
P.V.P: 14 euros

1 comentário:

Anónimo disse...

Em Novembro de 2009, a DRAC lançou um Programa de Bolsas de Criação Artística; o fim do prazo para candidaturas era a 2 de Dezembro de 2009, depois alargado para 1 mês depois; hoje, dia 2 de Agosto de 2010, o dr. Jorge Paulus Bruno, não se digna a anunciar os resultados das decisões dos Júris: porque será? Recorde-se que deveriam ter sido anunciados em Fevereiro.
Antunes