terça-feira, 5 de junho de 2007

Nova Editora nos Açores

Tem sido assinalável o decréscimo número de obras publicadas por escritores açorianos. Sabendo-se que os referidos escritores se mantêm muito activos e que alguns deles têm até, novas obras concluídas e sem edição garantida, esse decréscimo tem de ser atribuído ao encerramento da editora Salamandra, responsável pela publicação de quase toda a produção literária regional da última década e até à presente data não substituída por qualquer outra editora sensível à qualidade da literatura açoriana.
Tendo em conta esta lacuna, é intenção da Livraria SolMar estender à edição para além da presente actividade de livreiro, sob o registo de Artes e Letras.
Este é o nome da nova editora fundada por José Carlos Frias e Helena Frias, criar uma editora dedicada aos escritores açorianos a olhar para quem gosta de ler.
A sua função será editar bons livros e conseguir vendê-los não só no mercado regional mas também no continente, com uma boa distribuição nacional.
A excelência da literatura será sua preocupação principal, bem como o cuidado imposto no grafismo, design, e concepção dos livros, pretendendo marcar a diferença no mercado livreiro dos Açores. Este projecto é o culminar do trabalho de anos desenvolvido a promover e divulgar os criadores na área da literatura na região.

7 comentários:

josé medeiros ferreira disse...

Muito boa notícia.Desde o fim da Salamandra que uma casa editora especialmente atenta à produção literária nos Açores se tornava necessária.Parabéns e felicidades pera a Helena e o João Carlos Frias

Anónimo disse...

Parabéns pela iniciativa mas por favor corrijam os erros.

Anónimo disse...

Desejo que a editora tenha tanto sucesso como a livraria.
A Solmar deve ser a livraria portuguesa que mais e melhores livros disponibiliza por metro quadrado!
De tal modo que é possível encontrar lá livros que nem sequer estão disponíveis na Fnac... em Lisboa!?
Esta é também a hora de reconhecer o meritório papel da Salamandra.
Quando soube da iminência do fecho da editora pretendi fazer um trabalho para a RTP sobre esse desempenho, em jeito de homenagem,...mas estranhamente não obtive receptividade do proprietário para tal!?

Anónimo disse...

Muitos parabéns, caríssimos!

Fico muito contente com a concretização do projecto.

Abraço e beijinho!
Nuno CS

Anónimo disse...

Ouvi hoje na rádio a entrevista a José Carlos Frias gostei do interesse e amor que o seu proprietário nutre pelos livros.
Parabéns pela iniciativa de fundarem uma editora.
Neste momento estou a rever um livro que acabei de escrever e gostaria que me dessem a oportunidade de pelo menos o lerem.
O livro possivelmente irá entitular-se "Folhas de Rosto" (logo verei).
mariamelo74@gmail.com

Anónimo disse...

Uma boa nova para mim,que tenho o meu livro pronto,para editar.Parabens e felicidades para o vosso projeto!
Maria Luisa cardoso

Humberto Amaral disse...

Parabéns e Felicidades ao casal para a iniciativa.

H. Amaral