quarta-feira, 13 de junho de 2007

Lançamento

A Editora Artes e Letras vai fazer a sua apresentação pública no próximo dia 21 de Junho, às 19.00horas, na Livraria SolMar.
Nessa ocasião será lançado o livro de estreia da sua chancela, um romance da autoria do jornalista e escritor Carlos Tomé, intitulado " Morreremos Amanhã" .
A obra remete o leitor para o conflito interior de um ex-combatente da guerra colonial portuguesa, dividido entre o dever moral de honrar um compromisso assumido trinta anos antes, em Angola, e a sua própria cobardia face à pessoa a quem tem de explicar tamanho atraso.
Como diz o escritor Daniel de Sá, a propósito deste romance, Carlos Tomé conta uma história da guerra depois da guerra. Uma daquelas histórias “ que continuam na memória dos sobreviventes, muitos deles suportando uma estranha espécie de remorso por estarem vivos. Com o espírito atormentado depois da tortura dos combates”.
Com acção centrada na Ponta Delgada do presente e no teatro de operações em Angola, nos anos 70, "Morreremos Amanhã" é um romance que recorda, de forma inequivocamente crítica, todas as dúvidas das gerações que viram as suas vidas suspensas por um fio. E é, por isso mesmo, um grito no silêncio que tem vindo a instalar-se sobre os milhares combatentes portugueses que perderam a vida e vão desaparecendo, lentamente, da nossa memória colectiva.

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente escolha para primeiro livro. Carlos Tomé é um excelente escritor, com prova já dada no seu livro de contos. Parabéns antecipados a todos.

Luís Fernandes