terça-feira, 4 de setembro de 2018

Se a Tua Rua Falasse



Um dos grandes nomes da literatura norte-americana do século XX, James Arthur Baldwin (1924-1987), é publicado pela primeira vez em Portugal. “Se A Tua Rua Falasse” é uma das grandes obras a reter da rentrée, com chancela Alfaguara. 
Profundamente comovente, este romance é uma bela canção de blues, de toada doce-amarga, cheia de esperança. Baldwin foi uma das vozes mais influentes do ativismo pelos direitos civis. 

Em 1979, Baldwin iniciou "Remember This House", um trabalhobiográfico sobre Medgar Evers (1925-1963), Malcolm X (1925-1965) e Martin Luther King Jr. (1929-1968), os três maiores líderes negros da década de 1960 nos EUA, todos eles assassinados. A obra analisava a história do racismo, assim como o tratamento dado às minorias em território norte-americano. O manuscrito inacabado foi confiado ao realizador haitiano Raoul Peck que, combinando textos e imagens de arquivo em que o autor expôs os seus pensamentos em "Iam Not Your Negro" realizado pelo hatiano Raoul Peck, sobre o tema.
Narrado pelo actor Samuel L. Jackson, é uma reflexão sobre as lutas históricas pela igualdade de direitos e a forma como o tema se mantém actual e pertinente no contexto do século XXI.


Sem comentários: