segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Livros do Ano 2016



À manhã dia 31 de Janeiro, terça feira, a Livraria LeYa/SolMar realiza pelas 19h, a eleição dos "Livros do Ano 2016". Esta iniciativa tem como principal objetivo dar a conhecer os livros que constituíram referência dos seis leitores convidados de várias áreas profissionais. Este ano o evento conta com o seguinte grupo de leitores: Artur Veríssimo, Eleonor Marino Duarte, Leonor Sampaio Silva, João Pedro Porto, Maria Fernanda Sequeira e Pedro Pascoal de Melo.

Desde 2008 que a SolMar realiza esta rúbrica, com intuito de criar um momento de tertúlia à volta dos livros, entre passagens e sínteses de leituras, bem como, as emoções e sensações que as escolhas convocam. Os melhores livros de 2016 escolhidos pelos convidados serão considerados a seleção da livraria. 

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

A Biblioteca à Noite



Alberto Manguel, escritor, tradutor e ensaísta argentino, fala sobre como sua biblioteca imaginária tem sempre um texto a sua disposição. E quando lhe faltam palavras é nessa biblioteca secreta, que habita sua imaginação, que ele encontra resposta para seus desejos e suas angústias.

"Noites há em que sonho com uma biblioteca inteiramente anónima em que os livros não têm títulos nem ostentam autores, formando uma corrente narrativa contínua. Nessa biblioteca, o herói d’«O Castelo» embarcaria no Pequod, em busca do Santo Graal, acostaria numa ilha deserta e, usando fragmentos dados à costa, reconstruiria a sociedade a partir das suas ruínas, relataria o seu primeiro encontro centenário com o gelo e recordaria, em penoso pormenor, como se recolhia cedo à cama."


A Biblioteca à Noite, Alberto Manguel, Ed. Tinta da China, 2016.