domingo, 19 de abril de 2015

Manuel Alegre - Açores À Vista





Açores À Vista



A mulher que não há começa em ti
começa em ti a sempre tão ausente
a sempre tão distante e tão aqui
tão doente da partida e tão presente

 
Começa em ti a sempre incomeçada
a que por nunca ser nunca perdi
a que era amor do amor: corpo de nada.
A mulher que não há começa em ti.

 
Começa em ti um tempo em que ajoelho
tempo de amar ou templo: terra e mar.
Meus olhos deslumbrados com Açores

 
à vista: eu que sou Gonçalo Velho
vivendo a glória extrema de chegar
às tuas ilhas que direi de amores

 

 
Manuel Alegre, Poesia Vol II, D.Quixote, 2009

 

sábado, 18 de abril de 2015

Urbano por Jõao Nuno Almeida e Sousa

 
 
 
« Lê-se Urbano e percebe-se que o escritor saiu da ilha e comeu mundo.»
 
Post-It, João Nuno Almeida e Sousa (in) Açoriano Oriental, 17 Abril, 2015.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

LeYa na Solmar é a nova livraria parceira da LeYa nos Açores


A LeYa acaba de estabelecer uma nova parceria na área de retalho com a Livraria Solmar, em Ponta Delgada, nos Açores. O espaço, que passará a designar-se “LeYa na Solmar”, é a livraria com maior representatividade e um dos principais locais de cultura daquela cidade açoriana, bem conhecido dos amantes dos livros que lhe têm sido fiéis nos seus quase 25 anos de existência. Esta nova parceria assume contornos de grande relevância para a LeYa que passa, assim, a estar presente não só no continente como também nas cidades principais das regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Através desta ligação, a livraria contará com o apoio da LeYa, tornando-se um importante ponto de divulgação da marca e das edições do grupo, bem como de dinamização dos seus autores e do seu catálogo. Na área escolar, a LeYa na Solmar será, também, um local de apoio para professores e alunos.

Da parte da LeYa, para a qual a parceria vem reforçar a sua postura de valorização do comércio tradicional, para além da disponibilização dos seus catálogos de edições gerais e de uma maior proximidade dos leitores com os livros e os autores LeYa, o acordo permitirá a criação, na LeYa na Solmar, de uma Loja do Professor, espaço inteiramente dedicado aos livros escolares e paraescolares e local privilegiado para receber a comunidade de professores mas também de pais e alunos.

A nova parceria será comemorada no próximo dia 22 de abril, pelas 18h30, data e hora nas quais se realizará, naquela livraria, a apresentação da edição comemorativa dos 50 anos do livro “Praça da Canção”, de Manuel Alegre, que estará presente para apadrinhar a LeYa na Solmar, numa ocasião que contará com a presença dos escritores Urbano Bettencourt e Vamberto Freitas e ainda do músico José (Zeca) Medeiros, que brindará os presentes com uma actuação



terça-feira, 14 de abril de 2015

Manuel Alegre na SolMar


Com Manuel Alegre, no próximo dia 22 Abril, pelas 18h30, lançamento " Praça da Canção"
Participação de : Urbano Bettencourt, Vamberto Freitas e Zeca Medeiros.