quinta-feira, 21 de março de 2013

22 Anos da SolMar




Hoje comemoramos 22 Anos de existência.
A história da livraria SolMar Artes e Letras, foi feita de determinação, teimosia, dedicação, gratidão, e AMOR AOS LIVROS. Agradecemos a todos os escritores, editores, e amigos desta livraria, que até hoje contribuíram para que este espaço existisse. Aos livros, à literatura, e a todos os que não sabem viver ser ler, o nosso sincero obrigado.

 José Carlos Frias.

quinta-feira, 14 de março de 2013

O Estranho Dever Do Cepticismo




«O céptico, ao contrário do que é voz corrente, não é o que não crê em nada, é antes aquele que pergunta e encontra através da interrogação (...). O céptico dos cafés desfaz de tudo, incluindo da possibilidade de conhecimento, enquanto o céptico filosófico constrói um mundo e o seu processo de demonstração por tentativas costuma ser ao mesmo tempo exigente, subtil e delicado. Ora um dos principais objectivos deste livro consiste em tentar mostrar a complexidade de que se reveste a realidade e a forma como, para além da primeira aparência, novas evidências surgem em torno dos acontecimentos públicos, dos factos históricos e dos seus intérpretes (…).
Outra razão para a sensação de proximidade com os textos provém sem dúvida da própria contemporaneidade dos factos a que alude (…). Mário Mesquita examina-os com uma paixão escondida, uma tenacidade própria dos lutadores intelectuais que cedo se impuseram a si mesmos raramente dizer eu, a não ser em termos de testemunha ou sujeito de pensamento. (…) Podemos ir de novo ao encontro das imagens da queda do Muro de Berlim, reviver o optimismo dos anos 90 a empurrar as velas enfunadas da Europa de então, reconstituir o arco de triunfo erguido ao modelo da economia de mercado, observar como os Cinco Continentes se transformaram numa pangeia do capitalismo sustentado pela globalização, podemos recordar como o sistema bancário nos proporcionou viver no futuro, ou ainda examinar como no meio de uma espécie de esperança total na virtude do ideal democrático, se popularizou a ideia do fim da história.»
Lídia Jorge, do Prefácio

O Estranho Dever Do Cepticismo, Mário Mesquita, Tinta da China, 2013.