terça-feira, 31 de julho de 2012

Corto Maltese: Viagem à Aventura



"Acontece muitas vezes um livro desencadear em mim uma viagem"
                                                                                                                             Hugo Pratt



Um total de 51 obras de Hugo Pratt, desde aguarelas, a tinta da china e guache, que retratam uma das muitas viagens da personagem de banda desenhada Corto Maltese, é apresentada em Évora entre os dias 25 de Julho e 2 de Dezembro. Organizada pela Fundação Eugénio de Almeida, a mostra, intitulada “Corto Maltese: Viagem à Aventura”, vai estar patente no Fórum Eugénio de Almeida, em pleno centro histórico de Évora, apresenta viagens de Corto Maltese de Veneza a África, de Samarcanda à Polinésia, do Caribe à ilha de Escondida. Considerado como “pioneiro na arte de misturar banda desenhada com literatura”, a Fundação destaca o "traço simples" e o "grande rigor histórico”. Em Évora aventuram-se também Rasputin, Butch Cassidy, Ernest Hemingway, Joseph Stalin... Corto Maltese chega a Évora quando se assinalam os 45 anos da criação do personagem de Pratt.
(in) Publico, P3.

"

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Primeiros Parágrafos

Andréa Del Fuego


   Serra Morena é íngreme, úmida e fértil.
   Aos pés dela vivem os Malaquias, janela com tamanho de porta, porta com autoridade de madeira escura.
   - Corre, Adolfo!
Donana pedia ajuda ao marido, ele cravou o machado na lenha e foi acudir. A bacia brilhava ao fundo da cisterna, Adolfo desceu a corda com o balde amarrado na ponta, o encaixou na bacia e foi arrastando-a de volta pela parede. A mulher não fazia mais o pesado, com osso quebradiço, passou a benzer a espinha de criança e com reza ganhava fubá, café e leite. Branca rosada, lábio fino. Tirando os Malaquias , os habitantes eram pardos como mamíferos silvestres.
   As crianças fizeram um círculo em torno do poço, o lençol freático refletia três pares de mãos, cada par moldurando dois brilhos e um nariz: Nico tinha olho azul, nove anos. António, miúdo, seis. Júlia, barriguda, quatro.

Os Malaquias, Andréa Del Fuego, Porto Editora.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

50 Poemas



A Árvore E A Chuva


Uma árvore passeia-se à chuva,
Passa por nós no cinzento refrescante do dia.
Tem um assunto a tratar. Apanha vida da chuva
Como um pintassilgo num pomar.


Quando para de chover, a árvore também para.
E vislumbra em frente, quieta em noites de luar,
à espera, como nós, do instante
em flocos de neve decorem o céu.¨




50 Poemas, Tomas Tranströmer, Relógio D’Água.

A escrita do livro segue o novo Acordo Ortográfico.


quarta-feira, 25 de julho de 2012

A Ilha




"A Ilha" conta a história de uma grande empreitada — uma empreitada que uniu os habitantes de uma ilha em torno da construção de uma ponte. Ter um sonho assim até não seria problema nenhum, se o continente não ficasse lá longe, tão longe e a construção da ponte não fosse uma obra louca, tão louca...
Mas, quando começa a construção da ponte, ninguém se apercebe da loucura do projeto: os engenheiros fazem os cálculos que têm a fazer e a população junta esforços em torno deste sonho coletivo. Só mais à frente vamos descobrindo como alguns cálculos estão errados e como há imprevistos que ninguém calculou.

O que sobrará no fim da obra é o que vos convidamos a descobrir.

Este é um livro que fala sobre os dias que vivemos. Sobre identidades, sonhos e expectativas. Sobre empreitadas e desenvolvimento e, talvez (só talvez) sobre Portugal e a Europa, as metas que nos movem, aquilo que queremos para nós.

A Ilha, João Gomes Abreu, Yara Kono, Planeta Tangerina .

Top SolMar Kids


Ciclo da Água, Cristina Quental, Mariana Magalhães, Gailivro.

De Meio Rato a Rato Inteiro em Quatro Dias e Meio, Gerónimo Stilton, Presença.

Os Cinco Salvam o Tio, Enid Blyton, Oficina do Livro.

A Mensagem Secreta de Lisboa, Mafalda Moutinho, Dom. Quixote.

Luna e as Ilhas Fantásticas Dos Açores, Susana Teles Margarido, Artes Letras.




terça-feira, 24 de julho de 2012

Top SolMar

Nacionais




Verão Quente, Domingos Amaral, Caminho.

O Prisioneiro Do Céu, Carlos Ruiz Zafón, Planeta.


As Cinquenta Sombras de Grey, E.L. James, Lua de Papel.

A Confissão da Leoa, Mia Couto, Caminho.


O Teu Rosto Será o Último, João Ricardo Pedro, LeYa.


Açorianos


30 Crónicas II, Emanuel Jorge Botelho, Publiçor.

Os Sítios Sem Resposta, Joel Neto, Porto Editora.

África Frente e Verso, Urbano Bettencourt, Letras Lavadas.

BorderCrossings Leituras Transatlânticas, Vamberto Freitas, Letras Lavadas.

Retábulos Barrocos Micaelenses, Sofia de Medeiros, Artes e Letras.





segunda-feira, 23 de julho de 2012

Primeiros Parágrafos



«Era uma noite de Verão e eles estavam, na grande sala com as janelas abertas para o jardim, a falar da fossa. O conselho do condado prometera fazer chegar a água à aldeia, mas não o fizera.
Mrs. Haines, casada com o senhor da quinta, uma mulher com cara de gansa e olhos protuberantes como se vissem na valeta alguma coisa que engolir, disse num tom afectado: - Mas que assunto de conversa para uma noite como esta!»

Entre os Actos, Virginia Woolf, Ed. Relógio D'Água.


sábado, 21 de julho de 2012

Joana Vasconcelos


"A Joana não saberia que eu tinha tanto tio e primo francês, mas foi assim, com profundo orgulho, que recebi o convite dela para escrever o texto do seu importante catálogo Versailles. Foi cheio de gente feliz dentro de mim. Gente que andou 50 anos para ser melhor. E Versailles, que é um deslumbre, nunca esteve mais deslumbrante. As sandálias e os corações, as valquírias e o helicóptero, mais os guardas e os castiçais, deixam as talhinhas douradas, uma a uma, e os espelhinhos todos, um a um embasbacados. Até o jardim se viu a empinar cada planta e cada flor com vontade de espreitar janelas a dentro a maravilha que ali vai. Eu vi, e juro."

Valter Hugo Mãe, (in) JL , 11 julho, 2012.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Viajar com Livros



O mundo é um imenso livro do qual aqueles que nunca saem de casa
 lêem apenas uma página.
Agostinho De Hipona

Périplo

Fotografia Camilo Azevedo




«Passemos das obras encantadas pelo Mediterrâneo às páginas que o encantam, que a algumas delas também este livro se dedica. O olhar do viajante raramente é virgem e muito menos é neutro. Marca-o a intencionalidade da própria viagem, os sentidos e as experiências porque passou antes, bem como os olhares de terceiros, os que se descobrem nas leituras que se fazem. Estas, por sua vez, são influenciadas pelos lugares onde decorrem. A Odisseia não é a mesma, deleitada num sofá, ou lida junto a um pilar grego em Cirene, com o Mediterrâneo no horizonte. Ler em viagem sobre os lugares da própria viagem é uma experiência que recomendo vivamente. Os bons livros no sítio certo, adquirem as cores, os cheiros e os encantos desses lugares. »

Périplo - Miguel Portas, Camilo Azevedo, Ed. Almedina.