sábado, 27 de setembro de 2008

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A Faca Não Corta o Fogo


O novo livro de Herberto Helder, o maior poeta português vivo, é já considerado o acontecimento literário do ano
Uma edição da Assírio & Alvim.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Frank Lloyd Wright e Mamah Cheney



Tenho estado imóvel ao lado da vida, vendo-a passar por mim. Quero mergulhar no rio.
Quero sentir a corrente.
Assim escreveu Mamah Borthwick Cheney no seu diário ao tentar justificar o caso amoroso clandestino que viveu com Frank Lloyd Wright. Quatro anos antes, em 1903, Mamah e o marido Edwin tinham contratado o famoso arquitecto para lhes desenhar uma nova vivenda. Durante a construção da casa, uma poderosa atracção desenvolveu-se entre Mamah e Frank, e, por fim os amantes, ambos casados e com filhos, lançaram-se num caminho que iria chocar Chicago e alterar para sempre as suas vidas.
Neste inovador romance histórico, factos e ficção misturam-se de modo brilhante. Baseando-se em anos de pesquisas, Nancy Horan consegue entretecer factos pouco conhecidos numa empolgante narrativa, retratando com vivacidade os conflitos e a porfia de uma mulher de força a escolher entre os papéis de mãe, esposa, amante e intelectual.
A Mamah apresentada pela autora é uma mulher que procura encontrar o seu próprio lugar na vida e desenvolver a sua capacidade criadora, e relata a sua jornada inesquecível, assinalada por decisões que vieram modificar as suas noções do amor e da responsabilidade, conduzindo inexoravelmente à espantosa conclusão deste romance.
A Autora:
Nancy Horan é escritora e jornalista. Os seus artigos têm aparecido em diversas publicações.
Querido Frank , é o seu primeiro romance, ao qual dedicou sete anos da sua vida.
Viveu a maior parte do tempo em Oak Park, no Illinois, até se mudar recentemente para uma ilha em Puget Sound, dedicando-se agora por inteiro à escrita.
Numa edição da Difel este é um romance a não perder.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Prémio Nobel na Blogosfera

Chama-se ' O Caderno de Saramago ' . Na página oficial da Fundação José Saramago, está anexado o blogue, onde o escritor irá de vez em quando escrever, para comentar, expressar e reflectir acontecimentos.
A seguir com atenção.

Poderoso e Desconcertante


Os Detectives Selvagens de Roberto Bolãno é já considerado pela crítica literária como um dos livros do ano.

Autor :

(1953-2003), nascido no Chile, narrador e poeta, impôs-se como um dos maiores escritores latino-americanos do nosso tempo. Autor dedicado à investigação, levada às ultimas consequências, em torno da linguagem e da sua componente literária, Bolãno compõe um gigantesco fresco geracional que cruza tempos e geografias várias num ritmo narrativo de muitos fôlegos onde é visível o virtuosismo no uso de figuras e técnicas literárias, em linguagem.


O Livro:

Arturo Belano e Ulisses Lima, os detectives selvagens, procuram a pista de Cesária Tinajero, a misteriosa escritora desaparecida no México nos anos imediatamente a seguir à Revolução, e essa busca - a viagem e as suas consequências - prolonga-se durante vinte anos, desde 1976 até 1996, o tempo canónico de qualquer errância, bifurcando-se através de múltiplos personagens e Continentes num romance onde há de tudo:
amores e mortes, assassinatos e fugas turísticas, manicómios e universidades, desaparições e aparições.
Os seus cenários são o México, a Nicarágua, os Estados Unidos, a França, a Espanha, a Áustria, Israel, África, acompanhando sempre os detectives selvagens.
Publicado pela Teorema.

domingo, 14 de setembro de 2008

Filosofia

O maior prazer de um homem inteligente é passar por idiota diante do idiota que quer passar por inteligente.
Confúcio ( filosofo chinês )

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

MUITO EM BREVE

ACORDAR - DESPERTAR